Arquitetônico
O Projeto de Arquitetura é um documento que possibilita guiar a Execução da Obra idealizada pelo cliente juntamente com o arquiteto.
Nosso trabalho consiste basicamente em coletar informações, desenvolver os serviços técnicos e apresentar o produto final de cada etapa, construindo o conjunto de informações necessárias ao desenvolvimento da fase seguinte.
E compreende-se em três fases:
- 1. Estudo Preliminar;
- 2. Anteprojeto e/ou Projeto de Aprovação;
- 3. Projeto de Execução
1. Estudo Preliminar
Consiste na criação e apresentação das soluções para os problemas ou necessidades apontadas pelo cliente. É o início do projeto arquitetônico.
Primeiramente realizamos uma reunião com o cliente, para entender suas necessidades, preferências, gostos e orçamento disponível para construir, e criar o programa de necessidades.
Desta forma podemos propor o projeto dos seus sonhos, que caiba no seu bolso! Evitando surpresas financeiras com a obra.
A reunião inicial é a etapa mais importante, pois é através dela que concebemos as melhores soluções para atender suas necessidades
Posteriormente, fazemos a "análise legal" do empreendimento, conferindo as restrições do terreno segundo o zoneamento urbano municipal ou do condomínio, como:
- Recuos obrigatórios;
- Alturas máximas;
- Dimensão máxima permitida da construção para o terreno;
- Se o uso é permitido no local, no caso de comércios e prestação de serviços em geral;
- Dentre outras condicionantes específicas que podem surgir.
Em seguida, visitamos o terreno ou local de reforma, para que possamos entender a situação atual do local.
Assim podemos estudar como poderão ser aplicadas as especificações do cliente frente as restrições impostas pela prefeitura ou condomínio, e características específicas do local, como por exemplo, terreno muito inclinado, interferência do poste para entrada da garagem, entre outros.
Após esta reunião, apresentamos ao cliente a primeira proposta.
Nela constam plantas baixas conceituais e perspectivas 3D esquemáticas, e a especificação dos principais acabamentos a serem utilizados na obra.
Esse esboço inicial deve ser aprovado pelo cliente para seguir a próxima etapa do projeto arquitetônico.
2. Anteprojeto
O Anteprojeto constitui a configuração final da solução arquitetônica proposta para a obra, considerando todas as exigências contidas no programa de necessidades e o Estudo Preliminar aprovado pelo cliente.
Após a aprovação do cliente no estudo preliminar, partimos para a detalhação básica dos elementos, instalações e componentes do projeto arquitetônico.
Porém essa é a última etapa em que podem ser feitas alterações no projeto arquitetônico.
Após concluída essa etapa e aprovada pelo cliente, são feitos os projetos complementares, como projetos estrutural, elétrico, hidráulico e preventivo de incêndio (serviços cobrados a parte).
É feita, então, a compatibilização de todos esses projetos (quando houver), tornando tudo integrado, harmônico e funcional.
Dentro desta etapa que se inicia o processo de aprovação na prefeitura.
2.1. Aprovação na Prefeitura
Todo projeto de construção nova ou ampliação deve ser apresentado à Prefeitura Municipal ou aos órgãos competentes, a fim de registrar a construção ou reforma.
Nessa etapa do projeto arquitetônico são finalizadas todas as plantas e especificações necessárias, para a apresentação e aprovação do projeto no Município. Deverá ser realizado o pagamento de taxas e emolumentos legais, que ficam a encargo do cliente.
Nós revisaremos o projeto quantas vezes forem necessárias para a aprovação do mesmo.
Porém quando não é necessária a aprovação da obra pelos órgãos públicos, essa etapa torna-se dispensável.
3. Projeto Executivo
No projeto executivo é onde constam todos os detalhes e informações técnicas do projeto arquitetônico, pois é ele que será enviado ao canteiro de obras e servirá de guia para a execução do projeto arquitetônico.
É nele que são especificados todos os materiais de acabamentos, detalhes das esquadrias, pisos e paredes, locação de pontos hidráulicos e elétricos.
Prezamos para que o projeto fique o mais claro e didático possível para o mestre de obras e pedreiros, que têm um contato diário maior com o projeto. Portanto, consideramos de extrema importância que seja de fácil leitura.